TTR In The Press

Neofeed

May 2023, Carlos Sambrana

No private equity, a maré está baixa (e a indústria em compasso de espera

O primeiro trimestre dete ano foi o pior para a indústria de private equity desde quando os dados passaram a ser medidos. Mas o setor espera melhora no segundo semestre

O CEO de uma grande gestora de private equity, com alguns blihões de reais sob gestão e outros blihões à disposição para investir, diz incrédulo: "Não sei o que está acontecendo com esse mercado de private equity. Está tudo parado", diz ele, que pediu anonimato, ao NeoFeed.

Em outros períodos como o que o Brasil está vivendo, de empresas precisando de capital em um complicado cenário macroeconômico e a janela de IPOs fechada, as gestoras de private equity faziam a festa. Com dinheiro farto, entravam no momento certo nas empresas.

"Foi assim na época da crise do governo Dilma", diz esse mesmo gestor. Mas agora, repete ele, "está tudo muito esquisito". Não é algo que esteja acontecendo só com a gestora dele. Trata-se de uma percepção geral entre algumas empresas de private equity com as quais o NeoFeed conversou.

Os números atestam isso. Nesse Primeiro trimestre, a indústria de private equity anotou a pior marca desde 2019, quando os números do setor passaram a ser compilados. Foram investidos apenas R$ 600 milhões, 92% a menos do que no último trimestre de 2022 e 87% a menos do que no primeiro trimestre do ano passado.

Os dados fazem parte de um relatório que acaba de ser divulgado pela ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital) em parceira com a TTR Data. No total, os investimentos em Private Equity (PE), Venture Capital (VC) e Corporate Venture Capital (CVC) atingiram R$ 2,2 blihões no período.


Source: Neofeed - Brazil 


Subscribe to our free newsletter: