TTR In The Press
Revista Cobertura - Mercado de Seguros
November 2023
Maiores transações de fusões e aquisições ocorreram no país, apesar da queda de 28% na região
A Aon plc (NYSE: AON), líder global em serviços profissionais, divulgou recente relatório sobre as atividades do mercado de fusões e aquisições na América Latina no terceiro trimestre de 2023. Realizado em parceria com a TTR Data, o estudo revela que o Brasil liderou a região, apesar da queda de 28% na quantidade de operações em comparação ao mesmo período de 2022, com 1425 operações anunciadas e fechadas e um valor total de US$ 31,8 bilhões, 33% menor na comparação com o ano passado.
A América Latina como um todo também teve queda nos números, com um total de 2287 fusões e aquisições entre anunciadas e fechadas, uma redução de 29% em relação ao mesmo trimestre de 2022, e um valor agregado de US$ 55,2 bilhões, queda de 19% na mesma comparação.
“No primeiro semestre, foi mantida uma certa cautela entre os investidores a nível global devido a fatores externos à região latino-americana. Localmente, uma maior percepção de risco em alguns momentos específicos gerou certo esfriamento em relação aos acordos do primeiro semestre, principalmente uma queda em relação aos tickets das transações, fenômeno que vimos reverter-se gradativamente desde meados de 2023”, explica Felipe Junqueira, head de M&A e Transaction Solutions da Aon para a América Latina.
Para o especialista, as perspectivas de investimento no final de 2023 e início de 2024 são mais favoráveis: “Na Aon, foi evidente o incremento no volume de novos projetos assessorados. Com isso, esperamos uma melhora considerável do mercado para fechar o ano com maior volume e abrangência de transações, cenário que deve permanecer no início de 2024”, ressalta.
O relatório da Aon e TTR destaca, ainda, o interesse dos investidores estrangeiros por empresas latino-americanas que, no terceiro trimestre de 2023, tiveram origem principalmente em organizações da América do Norte (329 operações), Europa (257) e Ásia (52). No mesmo período, os investimentos gerados no exterior por empresas latino-americanas ocorreram na América do Norte (73), Europa (58) e Ásia (6).
Source: Revista Cobertura - Mercado de Seguros - Brazil
