TTR In The Press

Construir

October 2023

M&A em Portugal durante a pandemia: número de operações diminuiu, mas valor dos negócios cresceu

A sociedade Abreu Advogados e TTR apresentaram estudo com um retracto aprofundado do mercado de M&A em Portugal ao longo de 2022 e primeiro semestre de 2023

A Abreu Advogados, em parceria com o Transactional Track Record (TTR), apresentou o estudo ‘Portugal M&A: An overview of the Portuguese M&A activity’, um relatório que analisa a evolução do mercado de M&A em Portugal no período pós-pandemia, interpretando os seus principais indicadores, entre os quais se destacam o volume de negócios, valor de transacções, os sectores mais activos ou a origem do investimento estrangeiro.

Tendo como principal foco o período temporal compreendido entre Janeiro de 2022 e Junho de 2023, o estudo começa por destacar a evolução do crescimento em valor e volume da actividade de M&A em Portugal em 2022. Apesar das circunstâncias adversas (já esperadas), em 2022, a actividade portuguesa de M&A registou um crescimento médio de 11% no valor transaccionado ao nível dos principais sectores de actividade. Com a desaceleração da pandemia da Covid-19 e retoma da regularidade das actividades económicas, o segundo semestre de 2022 registou inclusive um fluxo considerável de transacções.

Em comparação com o ano de 2021, Portugal passou de 606 transacções de M&A para 587 transacções em 2022, verificando-se um decréscimo de 3,13%. Já no 1.º semestre de 2023, foram registadas 267 transacções, o que revela ainda alguma apreensão e incerteza quanto à evolução do mercado transaccional em Portugal no 2.º semestre do presente ano. Em termos de valor das transacções, o ano de 2022 registou um valor total de 14.300 milhões de euros, um decréscimo face ao ano anterior em que se verificou uma actividade transaccional de 22.700 milhões de euros. No que diz respeito aos dados do primeiro semestre de 2023, o valor das transacções fixou-se nos 5 mil milhões de euros.

Para Oliver Hill, Editor do Transactional Track Record (TTR), “O que conseguimos perceber é que Portugal recuperou de dois anos difíceis de restrições de negócio. Percebemos que existiu uma mudança no paradigma, visto que a actividade de M&A no primeiro trimestre de 2023 ultrapassou os volumes de negócio dos períodos homólogos dos últimos 4 anos. A atração por Portugal nunca foi tão forte, em sectores que, consistentemente, representam os volumes de negócios de M&A nos últimos anos e que indicam claramente que o país está no caminho certo. Queria agradecer à Abreu Advogados por organizar este momento, e tenho a certeza que as perspectivas que irão emergir deste evento permitirão que possam identificar tendências e oportunidades, para além de tomarem decisões de negócios firmes com confiança”.


Source: Construir - Portugal 


Subscribe to our free newsletter: