TTR In The Press

Advocatus

May 2023, Filipa Ambrósio de Sousa

Cuatrecasas assessora transação do mês escolhida pelo TTR

O TTR selecionou como transação do mês de janeiro a compra do Grupo Mémora pelo Grupo Catalana Occidente, por 401.30 milhões de euros. A operação contou com a assessoria jurídica da Cuatrecasas.

Ogrupo segurador Catalana Occidente adquiriu a maioria do capital da Mémora, grupo de serviços funerários que, através da Servilusa, é líder de mercado em Portugal. A empresa foi avaliada em 600 milhões de euros, tendo faturado 210 milhões de euros em 2021.

A sociedade de advogados Cuatrecasas assessorou juridicamente o grupo espanhol Catalana Occidente na compra, ao fundo Ontario Teachers’ Pension Plan, da Mémora. “O grupo Mémora é líder no mercado dos serviços funerários da Península Ibérica, operando em Portugal sob a marca Servilusa. A operação ibérica contava com um total de mais de quarenta sociedades. Tratou-se de um projeto com características muito singulares pela especialidade do setor envolvido”, explicou Mariana Norton dos Reis, sócia co-coordenadora da área de Societário e M&A da Cuatrecasas.

“A operação cross-border apresentou vários desafios, não só pela extensão do grupo, que exigiu um exercício de due diligence rigoroso e complexo, mas também do ponto de vista jurídico, designadamente ao nível regulatório, imobiliário e laboral. O volume e a complexidade jurídica das questões envolvidas exigiram a intervenção e dedicação de uma equipa multidisciplinar, que trabalhou de forma articulada com os diferentes workstreams e advisers do cliente, para procurar e encontrar as soluções adequadas às exigências específicas da transação. Sem esta dedicação e equipa multidisciplinar, alinhada com os interesses e expectativas do nosso cliente, não teria sido possível concluir a operação”, concluiu.

Servilusa é detida a 100% pela Mémora e considerada líder em Portugal, tendo registado vendas de 25 milhões de euros em 2021 e 4,2 milhões de lucro líquido. Dispunha de 284 empregados no final de 2021.


Source: Advocatus - Portugal 


Subscribe to our free newsletter: