TTR In The Press
AICEP Portugal Global
May 2017
Aumento do número de fusões de aquisições em Portugal
O mercado de fusões e aquisições de Portugal registou 25 transações no mês de abril, um aumento de aproximadamente 39 por cento, de acordo com o Relatório Mensal de M&A do Transactional Track Record.
Deste total, 11 transações revelaram valores que somam os 726 milhões de euros e superam em 86 por cento o montante de abril de 2016. No acumulado do ano, Portugal soma 121 operações e valor total de 9,1 milhões de euros, um expressivo crescimento de 297 por cento em relação ao mesmo período do ano passado.
Contrariando a tendência dos últimos meses, o subsetor que mais se destacou em abril foi o Elétrico, com cinco transações. Na sequência está o segmento Imobiliário com quatro, que no acumulado do ano permanece como o mais ativo, com um crescimento de 25 por cento em relação ao ano anterior. Só em 2017 já são 20 transações. No pódio do ano ainda estão Tecnologia (13 transações e uma redução de 19 por cento), Distribuição e Retail (12 por cento) e Financeiro e Seguros (11 por cento).
Outro setor que chama a atenção, não pelo número de transações, mas pelo crescimento é Petróleo e Gás. As transações que envolveram a aquisição de participação em empresas no segmento cresceram 200 por cento de janeiro a abril de 2017, na comparação com o mesmo período do ano passado. A maior operação anunciada neste período foi o acordo definitivo assinado pela EDP - Energias de Portugal para a venda da empresa espanhola Naturgas Energía Distribución a um consórcio de investidores internacionais.
Source: AICEP Portugal Global - Portugal
