TTR In The Press
ASMIP – Associação dos Mediadores do Imobiliário de Portugal
febrero 2025
Fusões e Aquisições movimentam 385M€ em janeiro de 2025
Em janeiro de 2025, o mercado transacional português viu a concretização de 40 operações, totalizando 385 milhões de euros. Destas, 28% revelaram seus valores, conforme aponta o mais recente relatório do TTR Data (ttrdata.com). Estes números representam uma diminuição de 42% no número de transações em comparação com o mesmo período de 2024.
Em termos sectoriais, o sector de Real Estate foi o mais ativo em janeiro, com sete transações, seguido pelo sector Travel, Hospitality & Leisure com cinco operações, o qual registou um crescimento de 67% comparado a 2024.
No âmbito Cross-Border, quanto à número de transações, a Espanha e o Brasil, foram os países que mais investiram em Portugal no período, contabilizando seis e três transações, respetivamente.
Em sentido inverso, as empresas portuguesas escolheram a Espanha e os Estados Unidos como principal destino de investimento, com três e duas transações, respetivamente.
Em janeiro de 2025, foram contabilizadas quatro transações de Private Equity, contabilizando um total de 10 milhões de euros.
Em Venture Capital, foram realizadas três rodadas de investimentos e um total de 44 milhões de euros.
No segmento de Asset Acquisitions, foram registadas 10 transações com um valor de 24 milhões de euros, representando uma queda de 37% no número de operações.
A transação destacada pelo TTR Data em janeiro de 2025, é a aquisição da Bolseira pela Core Capital. O valor da transação é de 9,50 milhões de euros. A operação contou com a assessoria jurídica em lei portuguesa dos escritórios SRS Legal; e CS’ Associados. EY Portugal realizou uma due diligence.
O relatório publica os rankings de assessoria financeira e jurídica em janeiro de 2025 em M&A, Private Equity, Venture Capital e Mercados de Capitais, onde a atividade dos assessores é refletida pelo número de transações e pelo valor total. Quanto ao ranking de assessores jurídicos, por número de transações lidera o Cuatrecasas Portugal com três transações. E em valor, lidera o Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, contabilizando um total de 156 milhões de euros.
No que se refere ao ranking Big Four de assessoria financeira e due diligence, por número de transações e valor lidera o EY Portugal com duas operações e contabilizando 9,50 milhões de euros.
(Fonte Construir, tratado por ASMIP)
Source: ASMIP – Associação dos Mediadores do Imobiliário de Portugal
